REFLEXÃO SOBRE O CURSO


A profissão docente sofreu transformações no decorrer dos anos, o que tornou necessária a constante atualização do professor por meio de leituras, cursos de extensão e pós-graduação, e, é claro, os cursos on-line.
O curso de Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, além de proporcionar interação e troca de práticas entre os profissionais que atuam na rede, acrescentou a possibilidade de uso dos meios tecnológicos no dia a dia da sala de aula, tornando possível a apropriação de metodologias e estratégias onde se possa usar a tecnologia para a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando, dessa forma, uma relação mais crítica do aluno no universo virtual, pois não se trata apenas de ler e escrever, mas produzir e expressar-se em meio audiovisual.
As tecnologias produzidas pelo homem sempre geraram muitas transformações tanto na maneira de se comportar como na maneira de se comunicar e, como consequência, a transformação da escola. A evolução tecnológica alterou as formas de comunicação e o professor, como disse Paulo Freire “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador...”, diante disso, o professor precisa incorporar à sua prática os recursos tecnológicos que surgem a cada dia, se fazendo educador.
Andrea Aparecida
***

Participar deste curso, criar e fazer parte do blog produzindo textos para o contexto digital foi desafiador e inovador, mas trouxe a possibilidade de usar uma nova ferramenta na prática diária da sala de aula. Assim, estabelecendo um novo compromisso com o aprendizado dos alunos sob uma nova perspectiva – a perspectiva tecnológica.
Andrea Aparecida

Iniciei o curso pois uma amiga me indicou. Não sabia ao certo o que eu iria encontrar... Porém, ao término dele eu sei bem o que encontrei: muitos educadores, algumas dúvidas e inúmeras trocas de experiências. Posso afirmar que foi muito produtivo. Tive muitas dúvidas no início e com o passar das aulas, e com a ajuda do prof. Reinaldo, foram se esclarecendo. Sinto muito só pelo blog, que infelizmente não consegui participar como gostaria por eu ter ficado com problemas na minha internet por dias.
Gostaria de ressaltar que de tudo que fizemos, muitas leituras, algumas atividades discursivas e objetivas, todas foram muito úteis. Aprendi muita coisa, muitas coisas que desconhecia, mas o mais produtivo para mim, foram os fóruns. Muitas experiências trocadas, muitas reflexões, complemento de pensamentos, algumas dúvidas sanadas, bastante dinâmico.
Fiquei um pouco chateada por não ter participado como eu gostaria, mas bastante feliz em ver que existem sim muitos professores interessados em dar um ensino de qualidade para os seus alunos e comprometidos com a educação.

Karina Aparecida

Iniciei esse curso achando que seria fácil e também para vencer o medo do computador. Logo que começamos a postar, senti a dificuldade de seguir as instruções e permanecer no curso. Houve momentos em que fiquei apavorada, pedi socorro, mandei recado, quase desisti, me senti atrapalhar o desenvolvimento do grupo, porém com a ajuda da Rafaela e da Andrea, o estímulo de muitos e o otimismo e a firmeza do tutor Reinaldo, aqui estou para continuar e parabenizar a genial ideia da Rafaela de transformar o blog em um diário de bordo.
Agradeço a todos, peço mais uma vez desculpas à orientadora e tenho certeza que aprendi muito com tudo e com todos, venci boa parte do medo e que hoje, de aluna que iniciei, já posso me sentir docente também na área digital, pelo menos já posso atender com mais conhecimento.
Maria Aparecida


Em geral o saldo final do curso é muitíssimo positivo, pois aqui tive a oportunidade de trocar experiências pedagógicas vividas ligadas à leitura e escrita e refletir sobre elas, foi um encontro comigo a cada acesso.

O curso também contribuiu na revisão de alguns procedimentos didáticos adotados por mim em sala de aula, penso que seja necessário: rever os meios, as ferramentas e o discurso na prática, em muitos casos...

Sobre o blog, não tive tanta dificuldade pelo fato de já ter um, que inclusive utilizo como uma plataforma de ntervenção extra-escola e tem se mostrado muito eficaz. Aqui, o blog criado por nós do grupo 1 também me surpreendeu, pois a princípio achei um tanto complicado montar um blog com pessoas que não tinha tanto contato assim, à distância... mas, felizmente fiquei satisfeita com o desempnho do grupo que fiz parte e com os resultados finais.

Como proposta de encaminhamento para o blog, sugiro que ele continue sendo uma espécie de Diário de Bordo de nossas experiências com a leitura e a escrita em nossa prática pedagógica, contendo relatos, reflexões etc, assim ele poderá continuar sendo um meio de troca e diálogo e, tendo sobretudo, uma utilidade pública.

Rafaela Fernandes




Um comentário:

Maria Ferreira disse...

Olá Rafaaela,
Ficou muito legal o texto final, feliz a sua ideia de terminar com o seu relato, pois ele concluiu de forma bastante coerente os demais relatos com diferentes experiencias e opiniões.Parabéns.
obs. Não participei do finalzinho por razões extremas, desculpe.