A profissão docente sofreu transformações no decorrer dos anos, o
que tornou necessária a constante atualização do professor por meio de
leituras, cursos de extensão e pós-graduação, e, é claro, os cursos on-line.
O curso de Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade,
além de proporcionar interação e troca de práticas entre os profissionais que
atuam na rede, acrescentou a possibilidade de uso dos meios tecnológicos no dia
a dia da sala de aula, tornando possível a apropriação de metodologias e
estratégias onde se possa usar a tecnologia para a leitura e a escrita nas
aulas de Língua Portuguesa, proporcionando, dessa forma, uma relação mais
crítica do aluno no universo virtual, pois não se trata apenas de ler e
escrever, mas produzir e expressar-se em meio audiovisual.
As tecnologias produzidas pelo homem sempre geraram muitas
transformações tanto na maneira de se comportar como na maneira de se comunicar
e, como consequência, a transformação da escola. A evolução tecnológica alterou
as formas de comunicação e o professor, como disse Paulo Freire “Ninguém nasce
educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador...”, diante
disso, o professor precisa incorporar à sua prática os recursos tecnológicos
que surgem a cada dia, se fazendo educador.
Andrea Aparecida
***
Participar deste curso, criar e fazer parte do blog produzindo
textos para o contexto digital foi desafiador e inovador, mas trouxe a
possibilidade de usar uma nova ferramenta na prática diária da sala de aula.
Assim, estabelecendo um novo compromisso com o aprendizado dos alunos sob uma
nova perspectiva – a perspectiva tecnológica.
Andrea Aparecida
Iniciei o curso pois uma amiga me indicou. Não
sabia ao certo o que eu iria encontrar... Porém, ao término dele eu sei bem o
que encontrei: muitos educadores, algumas dúvidas e inúmeras trocas de
experiências. Posso afirmar que foi muito produtivo. Tive muitas dúvidas no
início e com o passar das aulas, e com a ajuda do prof. Reinaldo, foram se
esclarecendo. Sinto muito só pelo blog, que infelizmente não consegui
participar como gostaria por eu ter ficado com problemas na minha internet por
dias.
Gostaria de ressaltar que de tudo que fizemos,
muitas leituras, algumas atividades discursivas e objetivas, todas foram muito
úteis. Aprendi muita coisa, muitas coisas que desconhecia, mas o mais produtivo
para mim, foram os fóruns. Muitas experiências trocadas, muitas reflexões,
complemento de pensamentos, algumas dúvidas sanadas, bastante dinâmico.
Fiquei um pouco chateada por não ter
participado como eu gostaria, mas bastante feliz em ver que existem sim muitos
professores interessados em dar um ensino de qualidade para os seus alunos e
comprometidos com a educação.
Karina Aparecida
Iniciei esse curso achando que seria fácil e também para vencer o
medo do computador. Logo que começamos a postar, senti a dificuldade de seguir
as instruções e permanecer no curso. Houve momentos em que fiquei apavorada,
pedi socorro, mandei recado, quase desisti, me senti atrapalhar o
desenvolvimento do grupo, porém com a ajuda da Rafaela e da Andrea, o estímulo
de muitos e o otimismo e a firmeza do tutor Reinaldo, aqui estou para continuar
e parabenizar a genial ideia da Rafaela de transformar o blog em um diário de
bordo.
Agradeço a todos, peço mais uma vez desculpas à orientadora e
tenho certeza que aprendi muito com tudo e com todos, venci boa parte do medo e
que hoje, de aluna que iniciei, já posso me sentir docente também na área
digital, pelo menos já posso atender com mais conhecimento.
Maria Aparecida
Em geral o saldo final do curso é muitíssimo
positivo, pois aqui tive a oportunidade de trocar experiências pedagógicas
vividas ligadas à leitura e escrita e refletir sobre elas, foi um encontro
comigo a cada acesso.
O curso também contribuiu na revisão de alguns
procedimentos didáticos adotados por mim em sala de aula, penso que seja
necessário: rever os meios, as ferramentas e o discurso na prática, em muitos
casos...
Sobre o blog, não tive tanta dificuldade pelo
fato de já ter um, que inclusive utilizo como uma plataforma de ntervenção
extra-escola e tem se mostrado muito eficaz. Aqui, o blog criado por nós do
grupo 1 também me surpreendeu, pois a princípio achei um tanto complicado
montar um blog com pessoas que não tinha tanto contato assim, à distância...
mas, felizmente fiquei satisfeita com o desempnho do grupo que fiz parte e com
os resultados finais.
Como proposta de encaminhamento para o blog,
sugiro que ele continue sendo uma espécie de Diário de Bordo de nossas
experiências com a leitura e a escrita em nossa prática pedagógica, contendo
relatos, reflexões etc, assim ele poderá continuar sendo um meio de troca e
diálogo e, tendo sobretudo, uma utilidade pública.
Rafaela Fernandes
Um comentário:
Olá Rafaaela,
Ficou muito legal o texto final, feliz a sua ideia de terminar com o seu relato, pois ele concluiu de forma bastante coerente os demais relatos com diferentes experiencias e opiniões.Parabéns.
obs. Não participei do finalzinho por razões extremas, desculpe.
Postar um comentário